sábado, 20 de dezembro de 2008

Uma nova plataforma na Publicidade

O Google anunciou dia 8 de outubro a expansão da plataforma de publicidade AdSense para games online, uma versão beta do "AdSense for Games", em tentativa de monetizar esse nicho que cresce mais de 25% a cada semana, que representa mais de 200 milhões de pessoas.
Trata-se de um programa de anúncios onlines que permite exibir vídeos publicitários em jogos feitos para web, com a possibilidade de complementar a propaganda com textos e imagens. O que permitirá que desenvolvedores coloquem anúncios em texto, vídeo ou imagem entre as fases ou no final do jogo. No novo serviço, a Google está trabalhando em conjunto tanto com seletos desenvolvedores de jogos - como Konami, Demand Media e Zynga -, quanto com anunciantes como Sony Pictures e Sprint.
Abaixo você pode ver a demonstração deste serviço:

domingo, 14 de dezembro de 2008

TIPOS DE RPG (sistemas)

Existem diversos tipos (ou "gêneros") de rpg hoje em dia. Mas a maioria deles pertence a um dos tipos abaixo, ou à combinação de algum deles. O rpg Shadowrun, por exemplo, é uma combinação de Fantasia e Cyberpunk.

Fantasia - Ambientação num mundo imaginário que geralmente é parecido com a Terra, na época medieval, utilizando freqüentemente elementos da mitologia Grega e Romana. Os personagens são geralmente homens de espada, magos e elfos, sempre encarregados de encontrar algum tesouro ou resgatar alguém de alguma criatura do mal.

Horror - Ambientação num mundo imaginário recheado de terríveis criaturas, que parecem ter saído dos filmes de horror. Os personagens são geralmente pessoas comuns tentando empedir que um reinado de horror domine o mundo. Geralmente ambientado num período de tempo entre 1890 e os dias atuais.

Supers - A ambientação gira em torno de tudo aquilo que você encontra em gibis, com super-heróis e seus inúmeros superpoderes. Geralmente utiliza a época atual como cenário. Os personagens são super-heróis que precisam impedir que o mal vença e conquiste o mundo.

Space - Ambientação num futuro muito, muito distante. Os personagens são humanos, aliens ou robôs que geralmente estão "explorando novos mundos". Ou eles são heróis combatendo o império do mal.

Cyberpunk - Ambientação num futuro próximo, onde enormes corporações dominam os governos e todo o dinheiro são créditos. Os personagens são humanos geralmente melhorados pela adição de implantes cibernéticos. Alguns personagens vivem para tornar o mundo um pouco melhor, o que lhes põe em confronto com as grandes corporações. Outros apenas lutam para sobreviver.

Velho Oeste - Ambientação no histórico mundo de cowboys e índios. Os personagens geralmente são delegados perseguindo foras-da-lei ou vice-versa.

Militar - Ambientado em uma das muitas guerras de nosso mundo, geralmente nas mais atuais, como a 2a Guerra do Mundo, Koréia ou Vietnã, mas podem ser outras. Os personagens são soldados tentando cumprir suas missões em busca da derrota do inimigo.

Pós-Holocausto - Uma ambientação não muito comum, num mundo destruído por guerras nucleares. Os personagens podem ser humanos, mutantes, ciborgues ou robôs geralmente encarregados de explorar as ruínas de antigas cidades.


obs: artigo retirado da internet

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A Publicidade cobrindo custos

Com o crescimento da inclusão digital no Brasil, os jogos onlines que antes ganhavam com assinaturas mensais, passaram a apostar em jogos gratuitos na internet. O segredo desses jogos onlines, é atrair o maior número possível de público para o ambiente virtual e, com isso, atrair anunciantes. Mesmo não ganhando dinheiro com os usuários, os negócios com a Publicidade rendem bastante, pois é uma renda que está sempre em movimento.
Os anunciantes estão pagando, e as vezes chegam a pagar caro para ter um espaço neste meio, muita das vezes, eles têm que reservar espaços antes de fechar o jogo, mas ultimamente os jogos virtuais já deicham espaços em brancos para esse público que buscam anunciar em uma mídia onde tem público em massa.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Por que a publicidade em jogos online é tão importante?

Pesquisas mostram que no mundo todo as mídias tradicionais como a televisão e jornais vêm perdendo popularidade entre consumidores de 15 a 34 anos. Por outro lado, esse mesmo público passa cada vez mais tempo online. Porém, enquanto a idade média de um fã de videogame há alguns anos estava na casa dos 15 anos, a dos jogos de console e online é 29 anos. Por isso, se a internet tem um papel cada vez mais importante dentro do mix de comunicação, os jogos online têm espaço garantido em um futuro muito breve. [Webinsider - Marcelo Sant'Iago]

Publicidade no Second Life








Dentro do Second Life, existem empresas de publicidade e marketing que trazem da vida real seus clientes para experimentar o doce sabor de anunciar no mundo virtual.

Todo tipo de mídia nova causa um certo desconforto ao cliente, que duvida que este meio realmente irá atingir seu target e com a internet não é diferente. Porém cada vez mais, o público adepto do meio online avança de forma gigantesca. Por tudo isso, a indústria de jogos fatura, em média, mais de cinco bilhões de dólares por ano, isso só confirma a febre de jogos online e assim abre um mundo de oportunidade para agências e anunciantes, que podem comprar espaços semanais ou mensais.

No SL, algumas dessas empresas são: a Falcan Marketing Estratégico e Agnelo Pacheco Comunicação, que atendem grandes empresas do Brasil que confiam na eficiência virtual, já que é um meio que seleciona seu público-alvo e tem uma velocidade maior no feedback, pois a internet tem uma interatividade maior do que outras mídias convencionais.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Second Life

O Second Life é um simulador da vida real, onde nele você interage com pessoas do mundo todo em tempo real. Você encontra cenários diversos, de países, shoppings, boates, enfim... tudo o que você encontra no dia-a-dia e mais um pouco.
No SL (Sigla para o Second Life), é literalmente uma segunda vida, um dos jogos que mais representam a vida real (RL) .
Trata-se de uma plataforma virtual 3D onde o jogador manipula um avatar, nas quais o personagem não se preocupa com necessidades físicas, existenciais e biológicas. Além de viver em um ambiente social, você também pode construir, trabalhar e até ganhar lidens (dinheiro do jogo). O Second Life é uma febre, não apenas pelo fato que criando um avatar a pessoa terá mais liberdade no ambiente, mas sim o fato da opção de ter uma economia em seu mundo virtual, onde pode se fazer trocas, compras e no final lucrar neste universo.
Pensando nisto, a Publicidade vêm investindo pesado nesse ambiente virtual. Além de ser uma mídia barata, ainda alcança milhares de pessoas do mundo inteiro, de forma eficaz.
Por dia entram uma média de 50 mil pessoas que transitam pelas ilhas do SL. E você ainda tem dúvida que esta nova mídia veio para ficar???

Tagmar o pioneiro no Brasil

No Brasil o RPG o primeiro jogo foi o Tagmar, lançado no inicio dos anos 90. Com uma ambientação baseada nos livros de J.R.R Tolkien foi acusado injustamente de ser baseado no D&D, mas na verdade era um sistema bem diferente.
O jogo chegou a fazer sucesso, mas a editora fechou no fim dos anos 90. O Tagmar em 2005 retornou ao público totalmente remodelado em uma versão livre para download pela internet, sendo um marco de pioneirismo no RPG brasileiro.
Os RPGs criados no Brasil foram:Tagmar, o 1º RPG Brasileiro (1991). O Desafio dos Bandeirantes, o 1º com ambientação baseada no folclore brasileiro (1992). Millenia na linha de ficção científica (1995).Daemon, um sistema abrangente com várias versões e diversas ambientações como Trevas que possui um clima de magia e terror moderno, e Arkanun no estilo de horror medieval (1995). Demos Corps com temática de espionagem (1995). Era do Caos- Retratando o Colapso das metrópoles brasileiras no início do Séc.XXI (1997) Defensores de Tóquio RPG de super-heróis japoneses. Sistema originalemente lançado pela revista Dragão Barsil, agora na sua quarta versão conhecida como 4D&T (1998).Tormenta- Cenário originalmente feito para AD&D, que utilizava 3D&T, GURPS e Daemon. Sua terceira edição utiliza o d20 como sistema oficial (1999). Calíope, RPG medieval usando D6,D10 e D20 (2001).SiRIUS (RPG) (2002). Opera (RPG)- Regras práticas e ajustáveis de RPG que permitem a criação de qualquer cenário de jogo (2003).Nexus D6 (2005)Utopia (RPG) - Usa o sistema d10 (2003).Invasão misturando Arquivo X com história brasileira (2004). Clavius, um sistema de RPG gratuíto que pode ser baixado no site da Conclave Editora (2004).RPGQuest Sistema para jogadores iniciantes publicado pela Daemon Editora (2005). NeoKosmos, um RPG baseado em história e mitologia grega compativel com sistema D20 e Daemon (2006).


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG

O que é um RPG?

O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") são jogos onde o jogador encarna o papel do personagem, criando uma narrativa própria, vivendo realmente todas as aventuras do jogo. Nesse tipo de jogo, os jogadores têm a livre escolha do destino de seu personagem, tendo assim, o total poder em suas mãos, já que tudo pode ser improvisado livremente.
Os RPGs funcionam mais como âmbitos sociais do que competitivo. é uma forma de se relacionar se divertindo, por isso, são raros os RPGs que tem vencedor ou perdedor, fazendo toda diferença aos outros jogos.
É um universo surreal, por isso que agrada muita gente, pois alimenta a imaginação, permitindo ao humano que tem suas limitações por natureza a se desprender delas, podendo ser até mesmo...imortal.