Sabe uma forma de fazer o lançamento de um produto, atingindo um público em massa, sem gastar muito por isso? Invista no mundo virtual.
Que as grandes empresas estão de olho nos jogos RPG, isso não é novidade para ninguém. Inúmeras empresas usam esses tipos de jogos como estratégia de marketing, lançando produtos, campanhas publicitárias e até mesmo a própria marca.
O Second Life é um mundo virtual tridimensional, acessado em tempo real por milhares de pessoas que caminham, viajam, constroem edificações, criam, compram e vendem produtos, trabalham, vão a festas e o que mais você imaginar. Literalmente, uma segunda vida, por isso, é tão procurado para realizar ações institucionais e promocionais.
As possibilidades são praticamente ilimitadas, e o mundo virtual já é uma realidade, principalmente, para as agências e os departamentos de comunicação e marketing das empresas.
Conheça alguns exemplos de ações realizadas no Second Life:
•A Microsoft lançou o Windows Vista na Europa a partir do mundo virtual.
•A Sundown lançou sua moto de três rodas primeiro no Second Life, para avaliar o sucesso do projeto. Os clientes puderam até fazer test drive.
•Diversas organizações estão realizando programas de capacitação no mundo virtual.
•Na ilha da Dell, é possível configurar e comprar computadores.
•A TAM Linhas Aéreas realizou uma festa que contou com a presença de mil "pessoas" (avatares).
•A Tecnisa comercializa apartamentos reais no Second Life e mantém um corretor online para atender os interessados.
•A Fiat já patrocinou uma festa de Carnaval virtual e foi a primeira empresa brasileira a instalar um outdoor no Second Life, do Fiat Stilo.
•A Nokia lançou dois modelos de telefone no Second Life. Os usuários puderam experimentar diversos recursos dos aparelhos.
O Second Life ganhou versão brasileira em abril de 2007, distribuída no País pela Kaizen Games e pelo iG. E coca-cola, uma empresa mundial, de grande porte, não ficou de fora dessa, agarrou essa oportunidade e lançou sua campanha publicitária “Fábrica de Felicidade”, dia 14 de agosto do mesmo ano.
Em uma cerimônia parecida à entrega do Oscar real, com convidados VIP vestidos em traje de gala e tapete vermelho, a coca-cola mosrou parte do seu comercial animado, convidando aos internautas a a darem idéias para a presença da marca no SL.
Além de jornalistas de pelo menos seis países, uma celebridade em especial chamou a atenção. A cantora pop Avril Lavigne controlou um avatar para assistir ao lançamento e dar entrevista.
Segundo pesquisas, 20% da verba de marketing vai para mídia digital on-line e que 14% deste total serão investidos no Second Life.
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