sábado, 31 de janeiro de 2009

Jogos gratuitos dependem apenas de anunciantes


O Battlefield da EA Games, Battlefield Heroes, lançado no terceiro trimestre de 2008, é um jogo que tem download totalmente grátis. Ele pode ser baixado no site do jogo (www.battlefield-heroes.com) e jogado pelo serviço da EA Play 4 Free (jogue de graça).

O jogo é um estilo mais "desenho animado", sem sangue ou violência real, e pode ser jogado online em tempo real em servidores da própria EA. A primeira fonte de renda do game são os espaços para publicidade no site e no menu do game - mas não tem propagandas dentro do jogo. E a segunda é a venda de itens, onde a EA pretende lucrar com o que ela chama de "microtransações": cada jogador pode comprar itens em uma loja virtual para distinguir seus personagens no meio da multidão de boinas verdes. Há dois tipos de itens: os de personalização, que são acessórios para modificar a aparência dos personagens; já os de conveniência são facilidades, como ter um período para dobrar o ganho de experiência, permitindo evoluir o personagem de maneira mais rápida.

E essas compras de itens virtuais são muito atraentes. Pelo que já foi mostrado, o nível de customização dos personagens vai ser maior do que jamais foi visto em um jogo da série Battlefield (Battlefield 1942, Battlefield 2, Battlefield 2142 etc). Ao iniciar o jogo, cada jogador pode criar até quatro personagens e escolher entre os dois lados do conflito e três classes de personagens.

O game não ganha nada ao atrair adeptos, mas com certeza, quanto mais jogadores, maior vai ser o número de anunciantes.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Marketing de Guerrilha no Second Life

Novas mídias surgem como amparo para um mercado cada vez mais exigente e ansioso por inovação. Destacar-se da concorrência não é tão simples e necessita muita criatividade e trabalho.

A Publicidade em jogos online é mais uma mídia no meio de tantas outras novas. Para os profissionais da área fica a tentativa constante de empreender novas possibilidades, de fazer acontecer, e de forma diferente do outro, de preferência. Para os grandes anunciantes novos meios a mais para anunciar... Para os pequenos anunciantes, uma nova forma de serem vistos, uma oportunidade de divulgar sua marca ou produto dentro do orçamento de sua empresa.

Uma expressão que surgiu na década de 80, que demonstra o jeito do pequeno empresário anunciar, é: Marketing de Guerrilha. Uma forma de “fugir” das mídias tradicionais tendo a função de gerar boca-a-boca entre os targets e mídia espontânea. De acordo com a wikipédia: Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e com ataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente. O conhecimento do terreno de combate também é uma arma bastante usada na guerra de guerrilhas.

Kotler e Keller nos indicam um caminho para entendermos o porquê da atual ineficiência das mídias tradicionais: o consumidor médio está exposto a cerca de 1500 mensagens por dia; a sua atenção seletiva faz com que apenas receba efetivamente 30 a 80 mensagens diariamente; ou seja, menos de 10 mensagens por dia têm uma probabilidade razoável de influenciar o comportamento do consumidor.

Existem diversos exemplos, alguns até por acaso acabam entrando na onda do Marketing de Guerrilha. Ferramentas como Orkut, Blog's, Flog's, Youtube, Second Life, ARG's... são ferramentas ideais, porque caracterizam comunidades de relacionamento interativo, onde pessoas geram correntes de informações simultâneas.

No Second Life, uma ação de Guerrilha que marcou muito nesses anos do simulador, foi o lançamento da novela global Sete Pecados em 2007. A festa ocorreu na Ilha Berrini (ambiente virtual do SL) e contou com a presença dos avatares dos personagens, do diretor e de convidados. Foi uma iniciativa que não custou nada, porém gerou muita repercussão.

Nesse cenário o Second Life provou ser um dos meios mais inovadores de projetar a visibilidade de quem quer que seja. Também demonstrou ser um grande diferencial para quem quer surpreender, pois conta com infinitas possibilidades das marcas estreitarem seus relacionamentos e se tornarem conhecidas, através da imaginação, descontração e um toque de malícia.

Primeira Agência de Marketing de Guerrilha no Second Life - O Bambuzada Team já está “jogando” Second Life há mais de 2 anos e foi a primeira agência de marketing de guerrilha a “meter a cara” neste mundo em 3D promissor e buscam sempre residentes dispostos a ajudar o próximo e também para participar dos protestos, ações de guerrilha, e manifestações que fazem.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Desbloquei-se para o sucesso

Estava lendo o blog de um amigo, e vi um post muito interessante que tem muito haver com minha área de atuação e isso se aplica facilmente ao tema que da nome a este blog: “Publicidade em RPG”. Os dez mandamentos do inovador, segundo Benvenutti, para desbloqueio de criatividade.
Os dez mandamentos do inovador:

Para “arriscar” seu dinheiro com propaganda é preciso você ter conhecimento de campo e saber onde investir, para tal, você precisa se desprender das coisas convencionais, 1. Vivendo prazeirosamente! e
2. Sende visionário!

Todos os dias somos bombardeados com inúmeras informações, e vence quem sabe conquistar o público, tem que ter feeling o bastante para conseguir a atenção do receptor, por tanto,
3. Fazei algo diferente!

O meio online é uma forma de mídia nova, que vem crescendo de forma monstruosa. Os jogos online também acompanham esses números tão importantes para a publicidade e como todo meio novo, gera barreiras, pelo receio de não atingir o público esperado, assim, não tendo feedback, então, 4. Deixais acontecer. Não fiqueis vos obstaculizando!

No caso do Second Life, que é um tipo de RPG que por dia entram em média mais de 60 mil usuários no mundo todo, mas como a tecnologia, ainda nos dias de hoje, é excludente, tem que fazer pesquisas para saber se o target que se objetiva realmente tem acesso a este meio. 5. Que se dane; tomai riscos!
Porém, justamente este risco que você corre ao lançar ou divulgar seu produto em um jogo, é que o receptor esperado pode não ser atingido, porém, também corre o risco de seu produto poder ser visto em meio internacional.
6. Pensai grande (é válido tomar pequenas ações)!

7. Reconhecei e validai vossos sucessos!

8. Esperai pelo "inesperado"! Não tenha medo... arrisque... vai que acontece!? Claro que você não vai sair jogando dinheiro para o alto esperando que ele caia no lugar certo e o sucesso venha, mas existem jogos que o investimento com propaganda não são muito caro, o Second Life, por exemplo, dependendo de sua criatividade você pode anunciar gratuitamente.

9. Dai suporte! Recebei suporte!

Seja inovador, criativo, faça algo diferente... não se limite na mesmice! 10. Agi imediatamente (se não for agora, vai começar quando ô meu?)!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Como é vista a Publicidade em games

A publicidade é encarada em games de uma forma mais dinâmica, fazendo com que os produtos façam parte do jogo de forma natural. Imagina uma pessoa jogando horas na frente do computador... e de repente ela se depara com uma plaquinha de fast food ou uma embalagem de um produto maravilhoso... Então, com certeza isso despertará fome, ou pelo menos uma vontade de experimentar aquilo que lhe remete algo tão apetitoso. Mas é claro que é preciso ter pertinência, obviamente, para que não haja mais publicidade do que o próprio jogo, mas a propaganda é vista com bons olhos pelos jogadores, que acreditam que isso adiciona realismo aos jogos.

Publicidade em The Sims 3


A virtualidade está atualmente cada vez mais tomando conta da vida das pessoas, mesmo que elas não percebam. Um desses jogos simuladores da vida real que vem mexendo com as cabeças cibernéticas é The Sims, que já está em sua terceira edição, sem contar com seus vários CD’s de extensão do jogo. Mas uma novidade que está chamando a atenção de todos, e até mesmo, abrindo campo para o mercado publicitário, é a parceria da EA (Eletronic Arts) com a IGA (uma empresa especializada em publicidade in-game) que acabaram de lançar a notícia de que a terceira seqüência da franquia terá produtos reais, ou seja, ao você passear por shopping, lojas, supermercados, você provavelmente poderá comprar uma coca-cola ou uma Pepsi, ao invés de comprar produtos fictícios que vendem nas SimCidades. Essa parceria pode selar de vez a era dos games lucrativos mais por anúncios do que por vendas.


O lançamento está previsto para 20 de fevereiro de 2009 e o game contará com propagandas que vão muito além de placas e outdoors, incluindo produtos e marcas diretamente na jogabilidade. Um Sim que estiver com dor de cabeça, por exemplo, poderá comprar analgésico de determinada marca, e cartazes de filmes serão atualizados automaticamente em frente ao cinema da cidade.


Segundo dados da Interpret’s Gamemeasure, “The Sims 2″ atingiu 16.5 milhões de jogadores, com cada um gastando uma média de 47.6 horas com o jogo. A estimativa é que a terceira seqüência da franquia supere, e muito, esse número. É esperar pra ver!!!