quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Marketing de Guerrilha no Second Life

Novas mídias surgem como amparo para um mercado cada vez mais exigente e ansioso por inovação. Destacar-se da concorrência não é tão simples e necessita muita criatividade e trabalho.

A Publicidade em jogos online é mais uma mídia no meio de tantas outras novas. Para os profissionais da área fica a tentativa constante de empreender novas possibilidades, de fazer acontecer, e de forma diferente do outro, de preferência. Para os grandes anunciantes novos meios a mais para anunciar... Para os pequenos anunciantes, uma nova forma de serem vistos, uma oportunidade de divulgar sua marca ou produto dentro do orçamento de sua empresa.

Uma expressão que surgiu na década de 80, que demonstra o jeito do pequeno empresário anunciar, é: Marketing de Guerrilha. Uma forma de “fugir” das mídias tradicionais tendo a função de gerar boca-a-boca entre os targets e mídia espontânea. De acordo com a wikipédia: Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e com ataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente. O conhecimento do terreno de combate também é uma arma bastante usada na guerra de guerrilhas.

Kotler e Keller nos indicam um caminho para entendermos o porquê da atual ineficiência das mídias tradicionais: o consumidor médio está exposto a cerca de 1500 mensagens por dia; a sua atenção seletiva faz com que apenas receba efetivamente 30 a 80 mensagens diariamente; ou seja, menos de 10 mensagens por dia têm uma probabilidade razoável de influenciar o comportamento do consumidor.

Existem diversos exemplos, alguns até por acaso acabam entrando na onda do Marketing de Guerrilha. Ferramentas como Orkut, Blog's, Flog's, Youtube, Second Life, ARG's... são ferramentas ideais, porque caracterizam comunidades de relacionamento interativo, onde pessoas geram correntes de informações simultâneas.

No Second Life, uma ação de Guerrilha que marcou muito nesses anos do simulador, foi o lançamento da novela global Sete Pecados em 2007. A festa ocorreu na Ilha Berrini (ambiente virtual do SL) e contou com a presença dos avatares dos personagens, do diretor e de convidados. Foi uma iniciativa que não custou nada, porém gerou muita repercussão.

Nesse cenário o Second Life provou ser um dos meios mais inovadores de projetar a visibilidade de quem quer que seja. Também demonstrou ser um grande diferencial para quem quer surpreender, pois conta com infinitas possibilidades das marcas estreitarem seus relacionamentos e se tornarem conhecidas, através da imaginação, descontração e um toque de malícia.

Primeira Agência de Marketing de Guerrilha no Second Life - O Bambuzada Team já está “jogando” Second Life há mais de 2 anos e foi a primeira agência de marketing de guerrilha a “meter a cara” neste mundo em 3D promissor e buscam sempre residentes dispostos a ajudar o próximo e também para participar dos protestos, ações de guerrilha, e manifestações que fazem.

1 comentário:

  1. oiee tayane tb sou estudante
    so que de santa catarina
    se vc quiser podemus trocar informaçoes
    ;D

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