quinta-feira, 28 de maio de 2009

História do D&D e a Publicidade










Dungeons & Dragons (abreviado como D&D ou DnD) é um RPG de fantasia medieval desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos EUA pela TSR, empresa de Gary Gygax. Hoje o jogo é publicado pela Wizards of the Coast. Suas origens são os wargames de miniaturas (principalmente o Chainmail). A publicação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos e foi lançada no Brasil pela Grow.

Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D se destaca dos wargames tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército.

Miniaturas ou marcadores em um tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de
Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que atua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras a cada situação descrita.

A história do RPG e consequentemente do D&D todo mundo conhece, ou quase todo mundo conhece. Uma rápida
busca via google, resolverá facilmente o seu problema. No entanto o que proponho aqui é mostrar a história da propaganda do D&D através destes 35 anos de evolução.

Sim! 35 anos do RPG e do seu jogo mais importante, que hoje é praticamente sinônimo de RPG, o D&D!

Antes de mais nada, já adianto que o trabalho foi pra lá de árduo. Foram mais de 4 meses de pesquisa, visitas em fóruns, sites, blogs, acessos aos sites de repertório de publicidade americana, sempre em busca de alguma coisa, qualquer coisa que fosse, que pudesse representar os reclames de lançamento dos principais livros e de todas as edições do D&D.

É inegável perceber que paralelamente à publicidade da TSR, não podemos deixar de destacar a existência das revistas Dragon, e Dungeon que por serem da mesma editora e totalmente ligadas ao mesmo público alvo, sempre foram as principais transmissoras das notícias e consequentemente da publicidade relacionada ao D&D. De todo o material que eu consegui obter mais de 70% é oriundo de uma das publicações periódicas da TSR, num primeiro momento a “The Strategic Review”, publicação trimestral que no futuro se transformará na Dragon Magazine e posteriormente nas outras duas publicações já citadas, a Dragon e a Dungeon Magazines.

Neste primeiro artigo iremos tratar exclusivamente da publicidade do Dungeons and Dragons na sua edição mais antiga. Por ter sido o precursor, o mais importante, mais jogado e praticamente sinônimo de RPG, deixaremos a publicidade das outras edições e futuramente dos outros jogos, a cargo de artigos futuros a ser publicado em breve.

O INÍCIO (1974 - 1977)
No início tudo se limitava a um fanzine. As publicações periódicas, os livros, e consequentemente a propaganda. Inicialmente, o D&D não passava de um produto da Tactical Studies Rules, a TSR. Não haviam grandes veículos de divulgação nem grandes produtos a serem divulgados. O RPG não existia, já que mesmo após lançado, o D&D era visto e vendido como um Wargame.

Outra característica dos jogos de RPG que acabaram caindo em desuso após a virada do século, foi a criação de caixas para os jogos.

Em 1976 ocorre a virada na publicidade dos produtos da TSR, é lançada em junho a DRAGON MAGAZINE, que reunia artigos para jogos de fantasia e ficção científica.










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