quinta-feira, 28 de maio de 2009

História do D&D e a Publicidade










Dungeons & Dragons (abreviado como D&D ou DnD) é um RPG de fantasia medieval desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos EUA pela TSR, empresa de Gary Gygax. Hoje o jogo é publicado pela Wizards of the Coast. Suas origens são os wargames de miniaturas (principalmente o Chainmail). A publicação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos e foi lançada no Brasil pela Grow.

Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D se destaca dos wargames tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército.

Miniaturas ou marcadores em um tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de
Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que atua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras a cada situação descrita.

A história do RPG e consequentemente do D&D todo mundo conhece, ou quase todo mundo conhece. Uma rápida
busca via google, resolverá facilmente o seu problema. No entanto o que proponho aqui é mostrar a história da propaganda do D&D através destes 35 anos de evolução.

Sim! 35 anos do RPG e do seu jogo mais importante, que hoje é praticamente sinônimo de RPG, o D&D!

Antes de mais nada, já adianto que o trabalho foi pra lá de árduo. Foram mais de 4 meses de pesquisa, visitas em fóruns, sites, blogs, acessos aos sites de repertório de publicidade americana, sempre em busca de alguma coisa, qualquer coisa que fosse, que pudesse representar os reclames de lançamento dos principais livros e de todas as edições do D&D.

É inegável perceber que paralelamente à publicidade da TSR, não podemos deixar de destacar a existência das revistas Dragon, e Dungeon que por serem da mesma editora e totalmente ligadas ao mesmo público alvo, sempre foram as principais transmissoras das notícias e consequentemente da publicidade relacionada ao D&D. De todo o material que eu consegui obter mais de 70% é oriundo de uma das publicações periódicas da TSR, num primeiro momento a “The Strategic Review”, publicação trimestral que no futuro se transformará na Dragon Magazine e posteriormente nas outras duas publicações já citadas, a Dragon e a Dungeon Magazines.

Neste primeiro artigo iremos tratar exclusivamente da publicidade do Dungeons and Dragons na sua edição mais antiga. Por ter sido o precursor, o mais importante, mais jogado e praticamente sinônimo de RPG, deixaremos a publicidade das outras edições e futuramente dos outros jogos, a cargo de artigos futuros a ser publicado em breve.

O INÍCIO (1974 - 1977)
No início tudo se limitava a um fanzine. As publicações periódicas, os livros, e consequentemente a propaganda. Inicialmente, o D&D não passava de um produto da Tactical Studies Rules, a TSR. Não haviam grandes veículos de divulgação nem grandes produtos a serem divulgados. O RPG não existia, já que mesmo após lançado, o D&D era visto e vendido como um Wargame.

Outra característica dos jogos de RPG que acabaram caindo em desuso após a virada do século, foi a criação de caixas para os jogos.

Em 1976 ocorre a virada na publicidade dos produtos da TSR, é lançada em junho a DRAGON MAGAZINE, que reunia artigos para jogos de fantasia e ficção científica.










Atraindo anunciantes

O Atrativa, site de Jogos online Grátis, Download de Jogos e Jogos Multiplayer, usa uma solução de RMA (Rich Media Advertising) para a divulgação de publicidade na Internet. A ferramenta, desenvolvida pela Eyeblaster, inclui recursos multimídia como áudio, vídeo e animações. A idéia é utilizar o aplicativo para emplacar propagandas em interfaces de jogos eletrônicos online.
Por este modelo, o anunciante atua como patrocinador dos jogos, uma vez que suas campanhas serão hospedadas no ambiente de cada game online, podendo ser vistas por jogadores de todo o mundo.

De acordo com uma pesquisa da Eyeblaster, os ganhos são significativos: no mercado norte-americano, as modalidades convencionais de propaganda na Internet rendem, em média, de 0,2 a 0,5% CTR (percentual de cliques por anúncio). Através da ferramenta da empresa, o levantamento aponta que este índice sobe para 20%.O relatório também afirma que os anúncios viabilizados por RMA alcançam os chamados "jogadores casuais", que são, em sua maioria, mulheres de 35 a 65 anos. "Assim, os anúncios atingem a principal responsável pela decisão de compra de uma residência", afirma Ronaldo Bastos, diretor de Novos Negócios da Atrativa.

Faltam apenas 5 dias

The Sims 3 é a continuação do mais famoso simulador de vida, desenvolvido pela Maxis. O primeiro título da série fez sucesso entre os mais diversos públicos por possibilitar o controle da vida dos personagens no jogo, os Sims, desde suas necessidades básicas, como comer e dormir, até seus empregos e relacionamentos.

E está confirmado o lançamento da terceira edição para o dia 02 de junho de 2009.

Nesta versão o jogo deixa de ser focado nas necessidades básicas dos personagens, já que eles se tornam mais independentes, sendo capazes de comer, durmir e ir ao banheiro sozinhos. O grande destaque então passa a ser no destino de cada um dos seus Sims, já que tarefas mais importantes como relacionamentos, trabalho e família se tornam totalmente controladas pelo gamer, com uma grande variedade de possibilidades. A função de definir o visual e as roupas dos Sims também será ampliada, e todos os aspectos da personalidade e do comportamento do personagem estarão em voga.

O jogo já foi confirmado para exatamente 6 plataformas; PC, MAC, iPhone, iPod Touch, Celulares e Wii. A versão para Wii era apenas um rumor, mas foi confirmada no dia 6 de março de 2009, em nota oficial da EA. A versão para Wii deve chegar apenas no fim de 2009.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Faça sua propaganda na Mainland Brasil

A Mainland Brasil é o conjunto oficial de ilhas do território brasileiro no grid do Second Life. São ilhas de diferentes temas, regiões e estilos. Nesse território, você poderá realizar negócios, adquirir terrenos, ilhas, conhecer pessoas e experimentar as imensas possibilidades que o Second Life oferece.

Para obter sucesso no Second Life, em qualquer área de venda, é necessário que todos conheçam suas idéias e produtos. A melhor forma de isso acontecer é buscando por uma campanha publicitária na Mainland Brasil que é o local que mais atrai brasileiros para o mundo virtual.

Tem várias formas de anunciar:

Anúncio In-World
Existem diversos tipos de anúncios que podem ser feitos na Mainland Brasil. Desde um outdoor em um local muito visitado, a um empreendimento sofisticado que traga novas experiências aos residentes. Em todos os casos a Mainland Brasil tem a solução mais apropriada para sua expectativa no Second Life.

Anúncio In-Site
Um dos novos canais com maior audiência da internet do Brasil é o portal oficial da Mainland Brasil. Se você pretende chamar a atenção de pessoas para os seus produtos, ou empresa, nós temos a solução ao seu alcance.

Parcerias
Na Mainland Brasil parceiros são sempre bem-vindos, ainda mais quando agregam forças conjuntas para um belo objetivo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Publicidade da Coca-Cola usa avatares

Pode-se chamar de cativante a nova campanha publicitária da Coca-Cola. O vídeo veiculado desde de 11/02/2009 nas emissoras de TV dos EUA é todo inspirado em metaversos como o SL. Em horário nobre, pessoas viram personagens, furries e monstrinhos exatamente com se é possível no SL. Até o “teclar” dos avatares e as famosas enroscadas nas paredes (para acertar a porta) estão presentes no vídeo, confira!

Equipe Mainland Brasil

quinta-feira, 5 de março de 2009

Um mundo cheio de possibilidades

Sabe uma forma de fazer o lançamento de um produto, atingindo um público em massa, sem gastar muito por isso? Invista no mundo virtual.

Que as grandes empresas estão de olho nos jogos RPG, isso não é novidade para ninguém. Inúmeras empresas usam esses tipos de jogos como estratégia de marketing, lançando produtos, campanhas publicitárias e até mesmo a própria marca.

O Second Life é um mundo virtual tridimensional, acessado em tempo real por milhares de pessoas que caminham, viajam, constroem edificações, criam, compram e vendem produtos, trabalham, vão a festas e o que mais você imaginar. Literalmente, uma segunda vida, por isso, é tão procurado para realizar ações institucionais e promocionais.

As possibilidades são praticamente ilimitadas, e o mundo virtual já é uma realidade, principalmente, para as agências e os departamentos de comunicação e marketing das empresas.
Conheça alguns exemplos de ações realizadas no Second Life:

•A Microsoft lançou o Windows Vista na Europa a partir do mundo virtual.
•A Sundown lançou sua moto de três rodas primeiro no Second Life, para avaliar o sucesso do projeto. Os clientes puderam até fazer test drive.
•Diversas organizações estão realizando programas de capacitação no mundo virtual.
•Na ilha da Dell, é possível configurar e comprar computadores.
•A TAM Linhas Aéreas realizou uma festa que contou com a presença de mil "pessoas" (avatares).
•A Tecnisa comercializa apartamentos reais no Second Life e mantém um corretor online para atender os interessados.
•A Fiat já patrocinou uma festa de Carnaval virtual e foi a primeira empresa brasileira a instalar um outdoor no Second Life, do Fiat Stilo.
•A Nokia lançou dois modelos de telefone no Second Life. Os usuários puderam experimentar diversos recursos dos aparelhos.
O Second Life ganhou versão brasileira em abril de 2007, distribuída no País pela Kaizen Games e pelo iG. E coca-cola, uma empresa mundial, de grande porte, não ficou de fora dessa, agarrou essa oportunidade e lançou sua campanha publicitária “Fábrica de Felicidade”, dia 14 de agosto do mesmo ano.

Em uma cerimônia parecida à entrega do Oscar real, com convidados VIP vestidos em traje de gala e tapete vermelho, a coca-cola mosrou parte do seu comercial animado, convidando aos internautas a a darem idéias para a presença da marca no SL.

Além de jornalistas de pelo menos seis países, uma celebridade em especial chamou a atenção. A cantora pop Avril Lavigne controlou um avatar para assistir ao lançamento e dar entrevista.

Segundo pesquisas, 20% da verba de marketing vai para mídia digital on-line e que 14% deste total serão investidos no Second Life.



sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fiat do Brasil no Showcase









A Fiat Latino America no Second Life é a primeira ação totalmente brasileira a aparecer no Showcase, uma seção do metaverso da Linden Lab dedicada a demonstrar as ações de mais destaque que estão sendo realizadas e reconhecidas oficialmente pela companhia. O projeto da Fiat disponibiliza diversas ilhas com total interação promovendo exposições, fábrica virtual, veículos modelados em 3D para test-drive e muito mais.
Outras empresas deste ramo, também aderiram esta idéia, como: Peugeot , Mercedes Benz, BMW, Renault, Vauxhall e Citroen.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Liquigás tem vídeo no SL


Na busca por novos mercados e também na missão de esclarecer seus objetivos, a Liquigás (uma espécie de “braço” da Petrobrás) vai começar a divulgação de seu novo vídeo institucional – desenvolvido totalmente no SL pela agência VM2.
O nome do filme (em flash) é: “Por dentro da GGTI (Gerência Geral de Tecnologia da Informação)”.
O foco da apresentação está a grande estrutura que a empresa alcançou nos últimos anos, suas idéias tecnológicas e de desenvolvimento social. Esta não é a primeira experiência da VM2 no SL – a empresa já desenvolveu cerca de dez vídeos publicitários no metaverso.

Equipe Mainland Brasil

http://www.mainlandbrasil.com.br

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A propaganda está mesmo em todos os jogos!

É impressionando como estamos cercados mesmo por propagandas! Dia desses estava sem fazer absolutamente nada e resolvi baixar Mário Brós RPG, porém não consegui. Então, vi alguns joguinhos bobos onde tinha um guarda roupa cheio de roupas e você vestia e maquiava uma boneca, então fui jogar... Quando dei play no game ele começou a carregar naturalmente como os outros jogos, ai então, minha surpresa... Várias propagandas surgiram na tela e obrigatoriamente quem está na frente da tela tem que acompanhar as promoções de um desses sites que vendem produtos. Uma tática muito bem aplicada e conveniente a esse tipo de jogo, pois já que o jogador tem acesso gratuito à diversão, por que não acompanhar uma propaganda, nem que seja de alguns segundos? O mais interessante é que apesar de 15 segundos na tela, a promoção de notebook chamou muito atenção e mesmo sabendo que há possibilidade do anunciante não conseguir realizar a venda, pode ter certeza que a marca de seu produto fixou na cabeça de quem está ansioso para jogar.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Lançamento de The Sims é adiado


Pois é, ao contrário do que até há pouco tempo acreditávamos, o The Sims 3 foi REALMENTE adiado. A EA, no site oficial The Sims 3, anunciou, para a tristeza dos fãs, que já contavam os dias para ter em mãos o mais aguardado game do ano, que o TS3 será lançado, simultâneamente para várias plataformas, no dia 02/06/09. Pelo que se entende, essa foi uma jogada de marketing, para que a ansiedade e o interesse pelo game, nesses próximos meses de espera, tornem-se mais intensos para os fãs, e, para os possíveis novos jogadores. É isso aí, pessoal, agora é OFICIAL. The Sims 3, só em Junho. Até lá, quem sabe, eles não disponibilizam pelo menos um Body Shop limitado, só pra dar-nos um gostinho, deste, que, com certeza, será um verdadeiro "jogasso"!


sábado, 31 de janeiro de 2009

Jogos gratuitos dependem apenas de anunciantes


O Battlefield da EA Games, Battlefield Heroes, lançado no terceiro trimestre de 2008, é um jogo que tem download totalmente grátis. Ele pode ser baixado no site do jogo (www.battlefield-heroes.com) e jogado pelo serviço da EA Play 4 Free (jogue de graça).

O jogo é um estilo mais "desenho animado", sem sangue ou violência real, e pode ser jogado online em tempo real em servidores da própria EA. A primeira fonte de renda do game são os espaços para publicidade no site e no menu do game - mas não tem propagandas dentro do jogo. E a segunda é a venda de itens, onde a EA pretende lucrar com o que ela chama de "microtransações": cada jogador pode comprar itens em uma loja virtual para distinguir seus personagens no meio da multidão de boinas verdes. Há dois tipos de itens: os de personalização, que são acessórios para modificar a aparência dos personagens; já os de conveniência são facilidades, como ter um período para dobrar o ganho de experiência, permitindo evoluir o personagem de maneira mais rápida.

E essas compras de itens virtuais são muito atraentes. Pelo que já foi mostrado, o nível de customização dos personagens vai ser maior do que jamais foi visto em um jogo da série Battlefield (Battlefield 1942, Battlefield 2, Battlefield 2142 etc). Ao iniciar o jogo, cada jogador pode criar até quatro personagens e escolher entre os dois lados do conflito e três classes de personagens.

O game não ganha nada ao atrair adeptos, mas com certeza, quanto mais jogadores, maior vai ser o número de anunciantes.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Marketing de Guerrilha no Second Life

Novas mídias surgem como amparo para um mercado cada vez mais exigente e ansioso por inovação. Destacar-se da concorrência não é tão simples e necessita muita criatividade e trabalho.

A Publicidade em jogos online é mais uma mídia no meio de tantas outras novas. Para os profissionais da área fica a tentativa constante de empreender novas possibilidades, de fazer acontecer, e de forma diferente do outro, de preferência. Para os grandes anunciantes novos meios a mais para anunciar... Para os pequenos anunciantes, uma nova forma de serem vistos, uma oportunidade de divulgar sua marca ou produto dentro do orçamento de sua empresa.

Uma expressão que surgiu na década de 80, que demonstra o jeito do pequeno empresário anunciar, é: Marketing de Guerrilha. Uma forma de “fugir” das mídias tradicionais tendo a função de gerar boca-a-boca entre os targets e mídia espontânea. De acordo com a wikipédia: Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e com ataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente. O conhecimento do terreno de combate também é uma arma bastante usada na guerra de guerrilhas.

Kotler e Keller nos indicam um caminho para entendermos o porquê da atual ineficiência das mídias tradicionais: o consumidor médio está exposto a cerca de 1500 mensagens por dia; a sua atenção seletiva faz com que apenas receba efetivamente 30 a 80 mensagens diariamente; ou seja, menos de 10 mensagens por dia têm uma probabilidade razoável de influenciar o comportamento do consumidor.

Existem diversos exemplos, alguns até por acaso acabam entrando na onda do Marketing de Guerrilha. Ferramentas como Orkut, Blog's, Flog's, Youtube, Second Life, ARG's... são ferramentas ideais, porque caracterizam comunidades de relacionamento interativo, onde pessoas geram correntes de informações simultâneas.

No Second Life, uma ação de Guerrilha que marcou muito nesses anos do simulador, foi o lançamento da novela global Sete Pecados em 2007. A festa ocorreu na Ilha Berrini (ambiente virtual do SL) e contou com a presença dos avatares dos personagens, do diretor e de convidados. Foi uma iniciativa que não custou nada, porém gerou muita repercussão.

Nesse cenário o Second Life provou ser um dos meios mais inovadores de projetar a visibilidade de quem quer que seja. Também demonstrou ser um grande diferencial para quem quer surpreender, pois conta com infinitas possibilidades das marcas estreitarem seus relacionamentos e se tornarem conhecidas, através da imaginação, descontração e um toque de malícia.

Primeira Agência de Marketing de Guerrilha no Second Life - O Bambuzada Team já está “jogando” Second Life há mais de 2 anos e foi a primeira agência de marketing de guerrilha a “meter a cara” neste mundo em 3D promissor e buscam sempre residentes dispostos a ajudar o próximo e também para participar dos protestos, ações de guerrilha, e manifestações que fazem.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Desbloquei-se para o sucesso

Estava lendo o blog de um amigo, e vi um post muito interessante que tem muito haver com minha área de atuação e isso se aplica facilmente ao tema que da nome a este blog: “Publicidade em RPG”. Os dez mandamentos do inovador, segundo Benvenutti, para desbloqueio de criatividade.
Os dez mandamentos do inovador:

Para “arriscar” seu dinheiro com propaganda é preciso você ter conhecimento de campo e saber onde investir, para tal, você precisa se desprender das coisas convencionais, 1. Vivendo prazeirosamente! e
2. Sende visionário!

Todos os dias somos bombardeados com inúmeras informações, e vence quem sabe conquistar o público, tem que ter feeling o bastante para conseguir a atenção do receptor, por tanto,
3. Fazei algo diferente!

O meio online é uma forma de mídia nova, que vem crescendo de forma monstruosa. Os jogos online também acompanham esses números tão importantes para a publicidade e como todo meio novo, gera barreiras, pelo receio de não atingir o público esperado, assim, não tendo feedback, então, 4. Deixais acontecer. Não fiqueis vos obstaculizando!

No caso do Second Life, que é um tipo de RPG que por dia entram em média mais de 60 mil usuários no mundo todo, mas como a tecnologia, ainda nos dias de hoje, é excludente, tem que fazer pesquisas para saber se o target que se objetiva realmente tem acesso a este meio. 5. Que se dane; tomai riscos!
Porém, justamente este risco que você corre ao lançar ou divulgar seu produto em um jogo, é que o receptor esperado pode não ser atingido, porém, também corre o risco de seu produto poder ser visto em meio internacional.
6. Pensai grande (é válido tomar pequenas ações)!

7. Reconhecei e validai vossos sucessos!

8. Esperai pelo "inesperado"! Não tenha medo... arrisque... vai que acontece!? Claro que você não vai sair jogando dinheiro para o alto esperando que ele caia no lugar certo e o sucesso venha, mas existem jogos que o investimento com propaganda não são muito caro, o Second Life, por exemplo, dependendo de sua criatividade você pode anunciar gratuitamente.

9. Dai suporte! Recebei suporte!

Seja inovador, criativo, faça algo diferente... não se limite na mesmice! 10. Agi imediatamente (se não for agora, vai começar quando ô meu?)!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Como é vista a Publicidade em games

A publicidade é encarada em games de uma forma mais dinâmica, fazendo com que os produtos façam parte do jogo de forma natural. Imagina uma pessoa jogando horas na frente do computador... e de repente ela se depara com uma plaquinha de fast food ou uma embalagem de um produto maravilhoso... Então, com certeza isso despertará fome, ou pelo menos uma vontade de experimentar aquilo que lhe remete algo tão apetitoso. Mas é claro que é preciso ter pertinência, obviamente, para que não haja mais publicidade do que o próprio jogo, mas a propaganda é vista com bons olhos pelos jogadores, que acreditam que isso adiciona realismo aos jogos.

Publicidade em The Sims 3


A virtualidade está atualmente cada vez mais tomando conta da vida das pessoas, mesmo que elas não percebam. Um desses jogos simuladores da vida real que vem mexendo com as cabeças cibernéticas é The Sims, que já está em sua terceira edição, sem contar com seus vários CD’s de extensão do jogo. Mas uma novidade que está chamando a atenção de todos, e até mesmo, abrindo campo para o mercado publicitário, é a parceria da EA (Eletronic Arts) com a IGA (uma empresa especializada em publicidade in-game) que acabaram de lançar a notícia de que a terceira seqüência da franquia terá produtos reais, ou seja, ao você passear por shopping, lojas, supermercados, você provavelmente poderá comprar uma coca-cola ou uma Pepsi, ao invés de comprar produtos fictícios que vendem nas SimCidades. Essa parceria pode selar de vez a era dos games lucrativos mais por anúncios do que por vendas.


O lançamento está previsto para 20 de fevereiro de 2009 e o game contará com propagandas que vão muito além de placas e outdoors, incluindo produtos e marcas diretamente na jogabilidade. Um Sim que estiver com dor de cabeça, por exemplo, poderá comprar analgésico de determinada marca, e cartazes de filmes serão atualizados automaticamente em frente ao cinema da cidade.


Segundo dados da Interpret’s Gamemeasure, “The Sims 2″ atingiu 16.5 milhões de jogadores, com cada um gastando uma média de 47.6 horas com o jogo. A estimativa é que a terceira seqüência da franquia supere, e muito, esse número. É esperar pra ver!!!